sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A minha TV tá louca!


"A alienação do espectador em proveito do objeto contemplado (que é o resultado da sua própria atividade inconsciente) exprime-se assim: quanto mais ele contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos ele compreende a sua própria existência e o seu próprio desejo. A exterioridade do espetáculo em relação ao homem que age aparece nisto, os seus próprios gestos já não são seus, mas de um outro que lhos apresenta.
Eis porque o espectador não se sente em casa em parte alguma, porque o espetáculo está em toda a parte.

( Guy Debord)


Há muito não sei bem qual a programação da TV, quais as principais matérias das revistas de 'política' ou fuxico. Há muito não entendo o papo dos meus semelhantes sobre quem matou José ou quem comeu Maria na novela das (11hrs !?)... Há muito não entendo o porque de se mostrar, no jornal do meio dia, uma família sobrevivendo num barraco e segundos depois nos abrilhantar com a miraraculosa ciência que nos ensina a hidratar os cabelos com casca de ovo e gosma de abacate. Eu não entendo o espetáculo da TV! Eu não entendo o espetáculo da vida que se repete todos os domingos. Eu não entendo o que ela quer que eu entenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário